sábado, 29 de março de 2014

Adeus ao Windows XP!

 

 

xp-to-7

 

1236962_524933940917785_219580879_n

Dia 8 de abril de 2014 a Microsoft descontinuará o suporte ao histórico Windows XP. O que levou este sistema operacional ser tão longevo? E porque a Microsoft o está retirando de cena, encerrando seu ciclo de suporte? São questões que só após o passar destes anos todos que conseguimos refletir e responder.
Adeus ao Windows XP!


O Windows XP foi lançado em 2001. Já faz 13 anos. E ele se manteve “na ativa” até agora. Nem todos se lembram, mas foi o XP que iniciou um novo ciclo para a Microsoft na tecnologia de sistemas operacionais para usuários finais. Windows 7 e Windows 8 são substancialmente distintos (em relação ao XP), mas essencialmente alguns genes do XP estão lá no mais profundo DNA destas novas versões. O Windows XP ao ser lançado era uma plataforma totalmente nova! 100% diferente e com código totalmente novo se comparado com a dinastia 9x composta por Windows 95, 98 e o mal falado e mal compreendido Windows Me. A dinastia 9x era essencialmente um sistema operacional de 16 bits que teve código de 32 bits enxertado para melhorá-la. Mas não o XP.

O dado se torna ainda mais assustador se levarmos em conta que a Microsoft está prestes a encerrar o suporte para o XP, em 8 de abril. A partir desta data, usuários do XP não receberão mais assistência técnica, nem atualizações automáticas do sistema. O computador continuará funcionando, mas se tornará vulnerável a brechas de segurança. Novas ameaças que forem descobertas para a plataforma não serão corrigidas. Imaginem só o estrago que poderia causar uma botnet movida por toda essa legião de máquinas desprotegidas (esses computadores poderiam ser controlados remotamente por criminosos virtuais para, por exemplo, enviar spam).

Daí a importância da campanha que a Microsoft está fazendo para incentivar usuários do XP a migrar para uma nova geração do Windows. A companhia tem uma página, em português, orientando sobre o assunto (AQUI). Lá usuários podem baixar um programinha para ver se o computador é compatível com o Windows 8.1.

Sem comentários:

Enviar um comentário