sábado, 12 de setembro de 2015

Segurança Online







Em 3 partes, vamos tentar ajudar-vos a navegar um pouco mais seguros na web. Começando por passwords, a links e ficheiros maliciosos. Isto é principalmente uma forma de ajudar os utilizadores da Internet menos informados sobre segurança online. Não garantimos que fiques seguro a 100%, grande parte da tua segurança online, passa pela tua própria destreza de distinguir o real do falso.



Parte I – Passwords
Uma das melhores formas de proteger as nossas contas online, é através de boas passwords. Longas, complexas e variadas, são ínfimas as combinações possíveis de uma password. Muitos websites de hoje em dia já permitem passwords entre um mínimo de 8 e máximo de 16 caracteres, as combinações diferentes de passwords ascendem às dezenas de milhões possíveis com os mais de 200 caracteres diferentes disponíveis. Muita gente ainda comete o mais antigos dos erros, usa a mesma password para várias, se não todas, as contas online. Isto juntando-se ao facto de usarem passwords fáceis de adivinhar (como o próprio nome, data de nascimento ou número do telemóvel), faz destas pessoas um alvo fácil e preferido dos hackers.

O que evitar?
Passwords fáceis como nomes próprios ou de familiares. Datas importantes tipo aniversário ou data de nascimento. Palavras normais e/ou frases fáceis. Repetir passwords nos vários sites.

O que fazer?
Usar passwords complexas, substituir letras e números, usar caracteres especiais e não usar a mesma password repetida. Abaixo alguns exemplos:


Código: [Seleccione]
ZxT&4c9!3DD@12

@j0a0!m4c3d0&


Passwords assim são muito difíceis de adivinhar, muitas das vezes impossível mesmo. Usar uma diferente em cada website ajuda a aumentar o nível de segurança de uma maneira bastante considerável.

Parte II – Abrir ficheiros duvidosos
Seja por download, pen-drive, mp3, Facebook, torrent ou outra fonte qualquer, recebemos e fazemos o download de ficheiros sem nos preocupar-mos com o que poderá vir “lá dentro”. Estão populares hoje em dia ataques a sistemas operativos tomando partido de falhas de segurança não corrigidas ainda, em programas ou no próprio sistema, usando ficheiros que contêm pedaços de código maliciosos. Usar um bom antivírus ajuda a manter o teu computador seguro, uma boa firewall e browser ajudam-te a navegar seguro e a evitar o download de ficheiros maliciosos.

Parte III – Abrir links duvidosos
“Habilita-te a ganhar um iPhone ou iPad gratuito” – “Actor de Hollywood apanhado em orgia” – “Casa dos segredos – Drogas na casa”, estas foram algumas das frases que mais se viram nas redes sociais o ano passado, disfarçando o seu verdadeiro intuito por detrás de uma esperta mensagem. Ficamos curiosos o suficiente para cair em erro de clicar e abrir e até repararmos que é um esquema e aí é tarde demais, já temos o nosso computador cheio de publicidade. Pois bem, vamos lá ver como podemos evitar algumas situações assim.

Usar um browser seguro, como os descritos na Parte II, ajuda bastante a se prevenir contra websites maliciosos. Os próprios browsers já vêm equipados de um detector de phishing, uma das técnicas mais usadas hoje em dia em websites. Para além de um browser seguro, podes ainda usar alguns add-ons para aumentares o teu nível de segurança contra scripts automáticos e publicidades.

Estes seguintes, podem ser usados como “pontes” para o link que se quer visitar, de modo a esconder o teu IP de modo a evitar ataques futuros. Sãos os chamados “proxys”. Podes utilizar um online, ou um browser especial para o efeito, como o TOR Browser. Ou podes ainda utilizar VPNs (Virtual Private Network).

Sem comentários:

Enviar um comentário