terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O que fazer quando a impressora está imprimindo em cores erradas?

A impressora começou a imprimir em cores que não correspondem com as da imagem, o registro no papel fica apenas em um tom ou faltando alguma cor e há falhas e linhas. Os motivos pelos quais isso acontece variam e podem ser uma indicação de que um cartucho está sem tinta ou entupido.




Verificar os níveis de tinta dos cartuchos

Um dos motivos pelos quais a impressora pode estar imprimindo em cores erradas é simplesmente o fato de um cartucho colorido estar no fim. Composto por três cores, às vezes, uma delas acaba antes, e a impressora substitui uma cor pela outra durante o processo de impressão. Para ter uma imagem perfeita, o ideal é trocar o cartucho.

Para verificar se ele de fato está no fim, confira os níveis de tinta do cartucho. Caso na sua impressora não funcione com os procedimentos citados a seguir, procure nos documentos que vieram com o equipamento ou no site do fabricante para descobrir como é o processo para o modelo de sua máquina.

No Windows:

Passo 1. Vá no menu “Iniciar” e clique em “Dispositivos e impressoras”;

Passo 2. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da impressora e clique em “Propriedades da impressora”;

Passo 3. Na nova janela que abrir, na aba “Geral”, clique no botão “Preferências”;

Passo 4. Uma nova janela será aberta e nela serão exibidos os níveis de tinta do periférico.

No Mac OS X:

Passo 1. Clique com o botão direito mouse ou segurando a tela de controle sobre as Preferências de Sistema do Dock e e selecione Impressão e Fax no menu Dock.

Passo 2. Em seguida, clique em “Opções e Materiais…” (ou “Option and supplies”, para quem usa o sistema em inglês);

Passo 3. Na nova janela que abrir, vá na aba “Níveis de Materiais” e confira o nível de tinta disponível no cartucho.

Imprimir uma página de testes

Imprimir uma página de testes também ajuda a descobrir se os níveis de tinta do cartucho ainda estão no limite do aceitável para obter uma impressão de qualidade. Por isso, se sua impressora estiver com tinta e ainda assim imprimindo com as cores erradas, é possível descobrir se é algum problema no cartucho. Veja no passo a passo abaixo como realizar em computadores com Windows:

Passo 1. Ligue a impressora e verifique que há papel para realizar a impressão;

Passo 2. Vá no menu “Iniciar” e clique em “Dispositivos e impressoras;

Passo 3. Clique com o botão direito do mouse na impressora instalada e clique em “Propriedades da impressora”;

Passo 4. Na guia “Geral”, clique na opção “Imprimir página de teste”.

Para quem usar Mac OS X, a Apple sugere que, caso a impressora não tenha a função de imprimir uma página de teste, que o usuário consulte a documentação fornecida com o aparelho ou olhe a página do fabricante para descobrir como fazê-lo.
É importante ressaltar que impressoras diferentes têm páginas de impressão diferentes, mas de acordo com o site da HP, há alguns pontos que podem ser observados em qualquer uma delas. Segundo a fabricante, problemas no cartucho são indicados nessas páginas por riscos, cores faltando ou erradas.

Cartuchos em bom estado imprimem em cores sólidas que coincidem com as da etiqueta do cartucho ou apresentam um padrão uniforme, com intervalos pequenos e constantes. Já aqueles com problemas, apresentam barras desformes, desbotadas, faltando ou com riscos, que pode significar cartucho vazio ou com pouca tinta, bicos entupidos ou problemas elétricos. Quando o resultado do teste não coincidir de maneira alguma com as linhas da etiqueta da impressora, pode ser que o as tintas do cartucho estejam misturadas.

Limpeza do bico da impressora

Para quem realizou o teste e chegou à conclusão de pode estar com o bico entupido ou teve as tintas do cartucho misturadas, deve então realizar a limpeza do bico da impressora. O processo é simples e requer apenas um pedaço de papel higiênico ou guardanapo bem macios.
Para realizar a limpeza, remova o cartucho com cuidado para não tocar na cabeça de impressão e, assim, queimá-lo. Em seguida, pressione o bico de impressão do cartucho sobre o papel. As três cores do cartucho devem sair da mesma espessura e da mesma proporção. Caso não saia uma das cores ou apareça uma cor diferente daquela da etiqueta, seu cartucho pode estar com ressecamento ou com contaminação de uma cor pela outra e é necessário trocá-lo.
Também é possível realizar a limpeza através do driver da impressora. O processo é mais fácil, mas pode gastar bastante tinta, e varia de acordo com o modelo e o fabricante. Portanto, consulte os documentos que vêm com o periférico ou consulte o modelo no site do fabricante. Se após realizar a limpeza duas vezes seguidas, o problema persistir, imprima páginas inteiras com cada uma das cores do cartucho (azul, amarelo e vermelho). Se ainda assim, o problema continuar ocorrendo, troque o cartucho.

Atualizar o driver

Se todos os testes foram realizados e o problema não está no cartucho, então, o erro pode estar em um problema de corrupção driver (programa que permite que o computador se comunique com a impressora).  Ou seja, o sistema operacional ou o programa podem ter sido atualizados, de maneira que uma linha de programação importante para a sua impressora possa ter sido substituída.
Dessa forma, o equipamento recebe informações erradas e não imprime corretamente. A solução para isso é checar se o drive e o sistema operacional são compatíveis e fazer o download, no site da fabricante, do software correto para a plataforma usada por seu computador.
Se o problema estiver ocorrendo com a sua impressora, siga as dicas acima e descubra qual é a fonte dele. Se a situação persistir, o ideal é procurar um técnico ou uma empresa especializada para resolvê-la.

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